O Vice Cônsul do Japão em Belém, Excelentíssimo senhor Tsuneharu Tarui ministrou treinamento de KENDÔ para os alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental nos dias 11 e 18 de março de 2015.  O sensei Tarui possui o quinto dan de Kendô, e luta desde 1981 quando ainda tinha cinco anos de idade. Aos 18 anos conquistou o campeonato nacional do Japão. Compartilhou muitas das vezes alegrias e tristezas com seus colegas atletas, no entanto há alguns que hoje são campeões nacionais e outros que já foram três vezes campeões no Brasil.

Em Belém, Tarui treina quatro vezes por semana com alguns brasileiros  para aprender e disseminar a cultura japonesa.

Na programação ministrada no CEKO foram apresentadas a história do kendô, postura, etiqueta, movimento corporal e, posteriormente o treino.

O que é O Kendô e como surgiu?

O Kendô é um tipo de BUDÔ, que é o caminho da espada. A sua história começa em meados de 1752 que era o final da era Edo, como uma técnica de treinamento dos samurais.

No Kendô o inicio começa com o cumprimento e o final com o cumprimento. Por isso o significado de treinar kendô é respeitar o adversário, cultivar o espírito da empatia e fortalecer os seus pontos fracos.

Atualmente o kendô é praticado em cerca de 46 países como Brasil, Estados Unidos, Peru, França, Alemanha etc. Os campeonatos mundiais são realizados a cada três anos. neste ano o campeonato mundial será no Japão.

O kendô consiste em atingir o adversário nas seguintes partes: kote, men, dou e tsuki com a espada de madeira.

Técnicas

  • A espada deve ser segurada primeiro com a mão esquerda, segurando o tsukagashira e depois segura a tsuka com a mão.
  • A postura começa movimentando o pé direito meio passo a frente. A ponta dos dois pés devem estar voltados para frente. A distância entre o pé direito e o pé esquerdo deve ser em torno de 10cm que equivale a distancia de um punho. O Calcanhar do pé direito deve ser levantado a uma altura em que possa enfiar uma folha de papel na sola. O pé esquerdo deve ser erguido.

Movimento

Acontece após os primeiros nove passos e:

1: dizer ONEGAISHIMASU e cumprimentar o adversário em voz alta;

2: Após o cumprimento dos dois pega-se a espada abaixada e leva-se até a cintura e dá-se três meio passos com o pé direito, pé esquerdo e pé direito e no último passo levanta-se a espada;

3: Os dois se agacham e posteriormente ficam em posição de ataque de pé.

(O final da luta é o contrário)

Etiquetas

  • No kendô sempre que iniciamos e encerramos, cumprimentamos o adversário. Quando iniciamos uma luta cumprimentamos abaixando o corpo cerca de 45 graus e dizemos “ONENAI-SHIMASU”.
  • Após a luta dizemos “MUITO OBRIGADO” em voz alta.

O significado do cumprimento no início é para saudar o adversário. E o cumprimento no final significa o agradecimento ao adversário pela luta.

[clearing columns=4 size=medium]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*