Colegas de Sala

A Diretora Geral do Cetro Educacional Kyoko Oti, em dezembro de 2010, defendeu sua Tese de Conclusão de Curso com o tema: A GESTÃO DO PERÍODO INTEGRAL NO CENTRO EDUCACIONAL “KYOKO OTI” (CEKO) E A FORMAÇÃO CIDADÃ DA CRIANÇA.

Os integrantes da banca examinadora lhe concederam o conceito máximo – Nota Excelente.

Sua graduação teve duração de 04 anos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR – Pólo Belém).

Parabéns Diretora Kyoko Oti pelo seu esforço e empenho.

A presente pesquisa surgiu a partir da seguinte situação problema: a gestão do período integral do Centro Educacional “Kyoko Oti” (CEKO) tem, de fato, contribuído para a formação cidadã de seus alunos? E de que forma isso ocorre?

Confira as considerações Finais do Resultado da Pesquisa:

Kyoko Oti - Formanda 2010 - Pedagogia

A partir de tudo o que foi abordado, é possível fazer algumas considerações acerca do tema “A gestão do período integral no centro educacional “kyoko oti” (CEKO) e a formação cidadã da criança”.

Primeiramente, é de vital salientar que o os objetivos geral e específicos da pesquisa foram alcançados, pois conforme constatado o ensino em período integral do CEKO, por si só, tem contribuído bastante para a formação de cidadãos, pois parte-se da visão de que além do estudo em dois turnos (período integral), é necessário que se desenvolva o educando integralmente (formação integral) e com atividades articuladas (integradas).

Nesse sentido, a equipe gestora do CEKO (diretora, coordenadora pedagógica e psicóloga) direciona o seu trabalho à concretização desta visão, buscando cotidianamente educar os discentes para se tornarem indivíduos cada vez mais autônomos, conscientes de seus direitos e deveres; cada vez mais cidadãos.

Dessa forma, foi demonstrado que a gestão de uma escola que funciona em período integral possui um papel muito importante na formação de cidadãos.

Mais especificamente, foi destacada a importância da cidadania no ensino em período integral, tal como a relevância do cuidar (desenvolvimento afetivo) e do educar no processo de formação cidadã da criança, além de abordar como uma escola que funciona em período integral pode contribuir para esta formação.

Portanto, é importante afirmar que o envolvimento dos pais é essencial no processo de formação cidadã da criança, pois é necessário que em casa a família dê continuidade ao que é ensinado em sala de aula.

Além disso, a organização do ambiente é um elemento muito importante na formação de cidadãos.

Nesse sentido, a gestão da escola precisa também está muito próxima da realidade do cotidiano da sala de aula, dialogando sempre com as necessidades dos alunos e dos professores.

É preciso, ainda, que na formação de cidadãos a gestão da escola tenha uma proposta pedagógica, mas que esta também seja flexível.

Dessa forma, é necessário se valorizar as características individuais de cada discente, pois além da consciência de seus direitos e deveres, é necessário, ao mesmo tempo, que se valorize a subjetividade do aluno.

O desenvolvimento cognitivo e o físico da criança também são essenciais na formação de indivíduos críticos, analíticos, responsáveis e conscientes.

Assim, penso ser este estudo uma importante contribuição para a gestão da educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental em período integral.

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