Aconteceu no Alfajor Buffet (29/03), a homenagem “Mulheres de Março 2012” onde o conselho de mulheres, homenageou várias personalidades femininas da sociedade paraense. Dentre elas, estava Kyoko Oti, diretora geral do Centro Educacional Kyoko Oti.

Kyoko Oti é natural de Hiroshima, casada com o brasileiro descendente de japones, Dr. Henrique Takeshi Oti. A professora Kyoko Oti reside em Belém há 40 anos, onde criou e educou seus filhos: Dr. Henrique Kenji Oti, Dr. André Takeshi Oti e Dr. Fábio Alexandre Oti.

A professora Oti, assim chamada carinhosamente por seus educandos e colegas de trabalho, graduou-se no curso de Pedagogia em 2011 pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Foi homenageada no ano de 2010 como Mulher Padrão do Estado do Pará.

É fundadora e diretora geral do Centro Educacional Kyoko Oti, que iniciou suas atividades no ano de 2007. O CEKO é fruto do sonho de sua fundadora, que sempre valorizou a educação como formação do caráter e cidadania. Na escola CEKO é aplicada a metodologia Montessoriana, que desperta a responsabilidade no aluno desde as séries iniciais.

A escola dispõe do ensino da educação infantil e fundamental, e oferece também o ensino no período Integral (7h30min às 18h30min) para crianças de 1,6 anos à 10 anos. Na escola é ensinado 3 idiomas (Japonês, Inglês e Espanhol). No ano de 2012, foram incluídas as disciplina de Ética, Moral e Espanhol. Também são oferecidas atividades extras como Ballet, Karatê e Artes.
A diretora Oti acredita na formação cidadã de seus alunos. Por isso, não mede esforço em investir na melhoria do ensino.

Kyoko Oti também é difusora das culturas japonesa e brasileira no Pará. Este ano será realizado a 6ª edição do Encontro Cultural Brasil Japão, promovido pelo Centro Educacional Kyoko Oti. O encontro será no dia 27 de maio de 2012.

Texto: Ronaldo Jorge e Lariza Prazeres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*